Chove em Floripa: arte e gastronomia para acalmar a alma

Imagine você em Florianópolis, a Ilha da Magia, com 42 praias de belezas naturais extasiantes, em dias de chuva. O início da frase empolga, não é? O fim dela poderia desanimar se você não tivesse encontrado esse blog post. Isso porque Floripa é sim natureza, sol e mar, mas é também cultura, arte e boa gastronomia. Aqui neste texto um roteirinho simples, partindo do Norte da Ilha, para mostrar que a cidade que escolheu como destino é ainda mais do que você poderia prever.
Antes de sair, de preferência no dia anterior, prepare guarda-chuva, capa de chuva e calçado de material impermeável, porque apesar de o roteiro prever lugares fechados e roles de carro, você precisará fazer pequenos deslocamentos a pé!
Pra começar, duas opções deliciosas de café da manhã. A primeira é a do restaurante Maricota, do hotel Porto Sol - https://www.hoteisportosol.com.br/ , aberto ao público a partir das 7h. Vale mencionar que ele é muito elogiado pelos hóspedes e por quem valoriza um café da manhã saudável e saboroso. Outra dica é tomar o café da manhã no Padeiro de Sevilha - https://goo.gl/maps/oC7PLWvb5LY7QTqj6 , que fica dentro do Shopping Casa&Design, na SC-401, no João Paulo – bairro do Norte da Ilha, próximo ao Centro. O café de lá é delicioso, salgados e doces também. O design do espaço é descolado e o clima super agradável. Abre às 7h30.
Agora que está com o estômago e coração quentinho, é hora de nutrir a alma com arte, numa visita ao Masc – Museu de Arte de Santa Catarina - https://goo.gl/maps/44GMjiaGQ1BZCsSX6 . Ele fica dentro CIC – Centro Integrado de Cultura, onde tem outras salas de exposição também. Um lugar para contemplar pinturas, desenhos e tudo mais que a curadoria selecionou para as exposições de arte. É para ampliar o olhar em relação ao mundo. Vale à pena.
Do Norte da Ilha ao coração da cidade
Continuando nosso tour, por hora matutino, em Florianópolis com chuva, vamos ver as obras de arte a céu aberto no Centro da cidade. Isso mesmo. A arte está na rua, a história está na rua. Painéis de proporções gigantes foram grafitados em laterais de arranhásseis e valem ser vistos e apreciados. A sugestão é que você passe por eles de carro e escolha um para parar próximo, descer do carro e admirar a riqueza de detalhes da obra de arte urbana com mais calma.
Todas essas obras, além de muitas outras, foram catalogadas pelo Street Art Tour, um movimento de valorização, produção e difusão da arte urbana de Florianópolis. Lá no site deles - https://www.streetarttour.com.br/ - tem o link para o aplicativo, no qual consegue ver quais obras estão no centro, endereço de cada uma, histórias por trás dos trabalhos e informações sobre os artistas. E ainda: você consegue montar um roteiro pelo app, que te guiará na visitação. Imperdível!
No Centro de Floripa, visite também o Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa (na lateral dele está um dos painéis de arte urbana da cidade) e o Museu Victor Meirelles, ambos ficam no entorno da Praça XV de Novembro.
Quer comprar um souvenir? Casa da Alfândega é o lugar! Também fica bem próximo da Praça XV.
Hora da fome e você pode almoçar pelo Centro ou já voltar para o Norte da Ilha, para se alimentar e descansar depois de tanta movimentação.
Mais um passeio na volta para casa
Se ainda resta energia, na volta do Centro para o Norte da Ilha, você pode ir até Santo Antônio de Lisboa, bairro histórico e turístico do Norte da Ilha, antigo núcleo de imigração de açorianos. Vale o passeio de carro para observar a arquitetura e uma parada na Casa Açoriana - https://goo.gl/maps/f3b5qdg5vy7C16Mh9 . Lá você vai poder ver um pouco do que Floripa tem em termos de arte e artesanato. Muitos artistas manezinhos expõem no espaço e deixam lá suas obras à venda. Impossível não levar um souvenir ou tirar uma foto com a Maricota que fica debruçada na janela do casario antigo.
Voltando para o descanso no Norte da Ilha
É preciso parar, respirar e repor as energias. A dica final é o restaurante Maricota, no hotel Porto Sol - https://www.hoteisportosol.com.br (tem em Ingleses e na Cachoeira do Bom Jesus), aberto das 12h às 15h para almoço, que serve comidinha gostosa a La Carte. Depois desse horário, petiscos e jantar são servidos até às 22h. Então, a hora que você chegar da sua maratona para conhecer o outro lado de Floripa num dia de chuva, vai ter um refeição gostosa, num ambiente agradável.
Bom passeio!
Se as dicas foram boas, conte aqui nos comentários!


