Três roteiros gastronômicos para comer bem em Florianópolis
A ilha é conhecida por suas belezas naturais, mas também pela gastronomia local de primeira qualidade.

Florianópolis é um destino conhecido por suas belezas naturais, mas também pela boa comida servida na Ilha. Com uma gastronomia que exalta as delícias do mar, a capital oferece bons roteiros gastronômicos que vão desde comidas típicas da região até pratos internacionais.
A cultura gastronômica local é principalmente associada ao mar, uma tradição milenar advinda dos indígenas e continuada pelos açorianos que colonizaram a costa catarinense. Ainda assim, no decorrer dos anos Floripa tem servido de pouso para renomados chefs de cozinha que criam diversos tipos de pratos com sabores que vão além das ondas do mar.
Para você fazer a melhor escolha (ou todas), selecionamos três roteiros gastronômicos imperdíveis na ilha da magia.
Ribeirão da Ilha
Conhecida como Caminho das Ostras, o bairro Ribeirão da Ilha, localizado na região sul, dispõe de uma gama de restaurantes. São diversas opções ao longo dos 20 km da rodovia Baldicero Filomeno, uma rua estreita toda feita à beira mar.
O cardápio dos restaurantes é majoritariamente preenchido por pratos marítimos. A preferência por este tipo de comida não acontece à toa. O bairro tem uma das melhores condições para o cultivo de frutos do mar de Florianópolis. É lá onde se encontram ostras e mariscos fresquinhos.
Além da tranquilidade da região, a arquitetura do Ribeirão é um encanto à parte. As lojas e casas contam com estruturas portuguesas o que faz o passeio valer muito a pena. Durante o dia há mais movimento, já na parte da noite o bairro fica mais charmoso.
Dica
Vale conhecer o restaurante Ostradamus, um dos points gastronômicos mais famosos da cidade. No cardápio, ostras e mariscos em diversos preparos, com uma vista incrível para o mar do Ribeirão da Ilha.
Santo Antônio de Lisboa
Outra rota gastronômica bastante conhecida por sua comida açoriana é a Rota do Sol Poente, no Norte da Ilha. O trajeto inicia no bairro Cacupé, passa por Santo Antônio de Lisboa e termina no Sambaqui.
São diversos restaurantes e bares que servem desde pratos com valores mais acessíveis a pratos mais caros. Independente do preço, todos são feitos com ingredientes frescos e têm sabores inigualáveis.
O acesso se dá pela SC-401 e apesar de estar próxima da região central da cidade, acomoda vilas charmosas e vistas espetaculares à beira mar. Rota indispensável para quem gosta de admirar um belo pôr do sol.
Dicas
Referência em comida portuguesa, o restaurante Marisqueira Sintra está localizado no bairro Santo Antônio de Lisboa. Vale degustar o delicioso cardápio e curtir o belo pôr do sol do bairro.
Para quem gosta de samba, nos finais de tarde de domingo tem rodas de samba na ponta do Sambaqui.
Ingleses e Cachoeira do Bom Jesus
Ainda no Norte da Ilha, estão localizados um dos bairros mais procurados em Floripa, os Ingleses. Logo ao lado está o tradicional bairro Cachoeira do Bom Jesus. Ambos são muito procurados pela ótima infraestrutura oferecida.
A região oferece ótimos restaurantes que servem comidas locais e internacionais. Além de contar com um shopping, os Ingleses disponibilizam uma rota gastronômica super rica e diversificada. Tem restaurantes para todos os gostos.
Dica
Conheça os sabores do restaurante Maricota, localizado dentro do Hotel Porto do Sol. Além de aconchegante, o ambiente no terraço do hotel, serve deliciosas opções para todas as refeições: café da manhã, almoço, petiscos, happy hour e jantar.
Coqueiros
Na região continental, logo após as Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, fica o bairro de Coqueiros. A região que contorna toda orla conta com muitas opções gastronômicas de qualidade.
O trajeto que pode ser feito de bike, a pé ou de carro, oferece desde cafés, pizzarias e até restaurantes premiados. A gastronomia super diversa faz com que o local seja bem frequentado, principalmente, à noite. O bairro é uma mistura do urbano com a vista para o mar.
Opções não faltam para curtir a gastronomia da capital catarinense. De comida local a pratos internacionais, a Ilha tem se tornado referência para quem gosta de comer bem.


