Cada cantinho de Florianópolis é para guardar na memória e no coração. Mas aqui a conversa é sobre lugares do Norte da Ilha, aqueles pertinho de quem escolhe ficar na região da Ilha com águas mais calmas e de temperaturas mais amenas, além de paisagens de tirar o fôlego e marcos históricos-culturais da Ilha de Santa Catarina.
Para ajudar os adoradores de praia e natureza, aqui estão cinco lugares mais do que especiais do Norte da Ilha para incluir no roteiro.
Ela é uma das mais queridas de quem vem para Floripa. A orla tem 5 quilômetros de extensão e o mar é calmo e com águas de temperatura amena. No lado Sul da praia dos Ingleses, o mar tranquilo atrai famílias com crianças e é ótimo para stand up paddle, passeios de barco e caiaque. Já no lado Norte, o mar é mais agitado, território de surfistas e de quem gosta de um banho de mar com mais emoção.
Praia de Lagoinha, também conhecida como Lagoinha do Norte e como Lagoinha da Ponta das Canas, é sem dúvida uma das mais lindas praias da Ilha de Santa Catarina. Pequenina, com 800 metros de faixa de areia, tem águas calmas, quentes e com poucas ondulações. Suas águas cristalinas permitem que mergulhando com snorkel seja possível ver a vida marinha.
A praia Canajurê é um pedacinho da Ilha paradisíaco. É uma daquelas praias que a maioria dos moradores, e mesmo os nativos, desconhecem. Por isso, é considerada uma das Praias Secretas da cidade. Fica entre Canasvieiras e Jurerê e é acessada por uma pequena trilha que inicia ao norte de Jurerê nas pedras.
Um lugar lindo, de mar calmo que mais parece uma lagoa, com areia branquinha e finíssima. A praia da Daniela é preservada, cheia de manguezais em volta e vegetação de restinga. O Pontal é praticamente uma praia deserta que dá em uma baía natural, uma área que é a Estação Ecológica dos Carijós.
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa está localizada no alto do morro da Ponta Grossa na Praia do Forte e tem muita história para contar. Erguida no século XVIII, em conjunto com as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones, formava o sistema triangular de defesa que deveria proteger a Barra Norte da Ilha contra investidas estrangeiras e consolidar a ocupação portuguesa no Sul do Brasil.
Esses são cinco lugares incríveis do Norte da Ilha, mas tem muito mais… Fica aqui a menção de outros que merecem ser visitados, como
Museu Arqueológico Ar-livre - no Costão do Santinho; Centro Histórico de Santo Antônio de Lisboa; e Trilha do Morro da Feiticeira, entre a Praia Brava e os Ingleses.
Para não deixar nenhum cantinho mágico do Norte da Ilha de fora,
aqui vai a lista “40 lugares para você conhecer no Norte da Ilha” da
Floripa Norte da Ilha.
1. Moçambique
2. Santinho
3. Ingleses
4. Brava
5. Lagoinha do Norte
6. Ponta das Canas
7. Cachoeira do Bom Jesus
8. Canasvieiras
9. Canajurê
10. Jurerê
11. Jurerê Internacional
12. Praia do Forte
13. Daniela
14. Sambaqui
15. Santo Antônio de Lisboa
16. Cacupé
17. Ilha do Mata Fome
18. Ilha das Aranhas
19. Ilha do Francês
20. Ilha do Badejo
21. Ilha Moleques do Norte
22. Ilha Ratones Grande
23. Ilha Ratones Pequena
24. Ilha de Anhatomirim
25. Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
26. Fortaleza de Santo Antônio de Ratones
27. Fortaleza de São José da Ponta Grossa
28. Morro das Aranhas
29. Morro dos Ingleses
30. Morro da Cachoeira
31. Morro das Feiticeiras
32. Morro do Rapa
33. Pontal da Daniela
34. Bairro de Ratones
35. Cachoeira Escondida da Vargem
36. Parque Estadual do Rio Vermelho
37. Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela
38. Trilha do Ratones à Costa da Lagoa
39. Ponta do Sambaqui
40. Estação Ecológica de Carijós
E aí, pronto(a) para explorar o Norte da Ilha de Floripa?
Se quiser ficar pertinho de tudo isso, a dica é se hospedar no hotel Porto Sol, nos Ingleses, ou no Porto Sol Beach, localizado no bairro Cachoeira do Bom Jesus, à beira-mar.
Te esperamos na Ilha da Magia!
Receba nossas promoções: