A cidade conta história por meio da arquitetura emoldurada pelas belezas naturais, por exemplo. Os costumes dos colonizadores açorianos também aparecem com força na gastronomia. História e gastronomia de Floripa são os dois assuntos deste texto.
A atenção aqui vai estar voltada para o Norte da Ilha, região riquíssima nesses aspectos (e em muitos outros também - tem praias extasiantes, bairros com ótima infraestrutura e rede hoteleira). Destaque para Santo Antônio de Lisboa, bairro criado em 1751, antigo núcleo de imigração de
açorianos, hoje um bairro histórico e turístico, com arquitetura açoriana, inclusive com casas tombadas pelo patrimônio público. Um destino certo para quem vai visitar o bairro é a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, uma das mais belas construções religiosas de origem portuguesa no litoral catarinense. De construção imponente, possui altares barrocos, com peças e imagens sacras de alto valor artístico e histórico.
O bairro Santo Antônio de Lisboa também é famoso pela gastronomia. São muitos restaurantes à beira-mar, de onde se vê o pôr-do-sol de forma única. E esse é um dos motivos do nome rota gastronômica do Sol Poente, que também inclui Sambaqui, bairro vizinho. Frutos do mar são as especialidades por lá.
Falando em boa gastronomia, no bairro Ingleses frutos do mar também é especialidade local. Restaurantes na orla da praia e nas proximidades são uma boa pedida.
Outra edificação que conta a história da cidade é a Capela do Sagrado Coração de Jesus, localizada no canto Sul do bairro Ingleses. Ela foi construída em tijolos por um morador local e tem mais de 140 anos. É palco para tradições da comunidade pesqueira, como a celebração da Nossa Senhora dos Navegantes.
Bem pertinho dali está o Museu das Oficinas Líticas, a céu aberto, que possibilita o conhecimento de instrumentos polidos em pedras nas beiras da praia por grupos regionais e pré-coloniais. Está aberto todos os dias e pode ser visitado gratuitamente.
A Ilha de Santa Catarina e seus arredores guardam uma das maiores concentrações de oficinas líticas do Brasil, contando com mais de 30 sítios que podem ser encontrados em quase todas as praias da região, geralmente junto aos costões.
Não podemos deixar de mencionar o Museu ao Ar Livre na praia do Santinho, localizado no costão sul. Lá estão inscrições rupestres grafadas possivelmente entre 1 mil e 4 mil anos atrás.
O Forte São José da Ponta Grossa dá nome a Praia do Forte, conhecida pelas águas calmas, pouca infraestrutura, mas lugar de restaurantes simples e comida deliciosa - oferecem grande variedade de frutos do mar - quase sempre frescos, destaque para ostras e mariscos.
O conjunto arquitetônico do Forte, circulado por grandes muralhas, está localizado nesta praia, de frente para o mar. Foi construído em meados do século XVIII. A história do Brasil passa por esse forte, que foi atacado por espanhóis em 1777 e só retomou ao controle português um ano depois. Em 1938, em situação de abandono, foi tombado e hoje é protegido por lei como sítio arqueológico.
Quer conhecer toda essa história e gastronomia?
Vem pra Floripa e hospede-se no Norte da Ilha! Nossa dica é os hotéis Porto Sol.
Saiba mais
aqui
Receba nossas promoções: